Entre em contato com um de nossos especialistas!

Blindagem correta radiologia

Escrito por: Kelly Leite

A radiação eletromagnética é constituída por vibração simultânea de campos magnético e elétrico, perpendiculares entre si, originados durante a transição, pela movimentação da carga e momento magnético da partícula, quando modifica seu estado de energia, caracterizado pelo momento angular, spin e paridade. As radiações eletromagnéticas ionizantes de interesse são os raios X e a radiação gama.

blindagem-correta-radiologia

Raio X é a denominação dada à radiação eletromagnética de alta energia que tem origem na eletrosfera ou no freamento de partículas carregadas no campo eletromagnético do núcleo atômico ou dos elétrons.

Radiação nuclear é o nome dado às partículas ou ondas eletromagnéticas emitidas pelo núcleo durante o processo de restruturação interna, para atingir a estabilidade. Devido à intensidade das forças atuantes dentro do núcleo atômico, as radiações nucleares são altamente energéticas quando comparadas com as radiações emitidas pelas camadas eletrônicas. É bom salientar que as radiações não são produtos da desintegração nuclear, como se os núcleos instáveis estivessem se quebrando ou desmanchando. Ao contrário, elas são indicadores do resultado das transformações do núcleo instável, na busca de estados de maior estabilidade e perfeição, ou seja, são produtos da otimização de sua estrutura e dinâmica.

Radiação beta (β) é o termo usado para descrever elétrons de origem nuclear, carregados positiva (β+ ) - pósitrons - ou negativamente (β- ) - negatrons. Sua emissão constitui um processo comum em núcleos de massa pequena ou intermediária, que possuem excesso de prótons ou de nêutrons em relação à estrutura estável correspondente.

Radiação alfa (α) ocorre quando o número de prótons e nêutrons é elevado, o núcleo pode se tornar instável devido à repulsão elétrica entre os prótons, que pode superar a força nuclear atrativa, de curto alcance, da ordem do diâmetro nuclear. Nesses casos pode ocorrer a emissão pelo núcleo de partículas constituídas de 2 prótons e 2 nêutrons (núcleo de 4He), que permite o descarte de 2 cargas elétricas positivas (2 prótons) e 2 nêutrons, num total de 4 nucleons e grande quantidade de energia. Em geral os núcleos alfa-emissores têm número atômico elevado e, para alguns deles, a emissão pode ocorrer espontaneamente.

A emissão gama ocorre quando um núcleo decai por emissão de radiação alfa ou beta, geralmente o núcleo residual tem seus nucleons fora da configuração de equilíbrio, ou seja, estão alocados em estados excitados. Assim para atingir o estado fundamental, emitem a energia excedente sob a forma de radiação eletromagnética, denominada radiação gama (γ).

Fontes de nêutrons - utilizando o bombardeio do berílio com partículas alfa provenientes de um radionuclídeo com ele misturado, gera-se feixe de nêutrons de alto fluxo, a partir das reações nucleares nele produzidas. As fontes mais utilizadas são de: Am-Be, Po-Be, Ra-Be, Pu-Be, capazes de gerar fluxos de mais de um milhão de nêutrons por cm2 , por segundo. São dispositivos selados e de pequeno volume, mas devido à capacidade de penetração e interação em vários materiais e no corpo humano, eles devem ser devidamente blindados com material de pequeno número atômico. A reação nuclear é do tipo: 9Be (α,n) 12C.

Fonte: Radioproteção e Dosimetria - Fundamentos - Luiz Tauhata Ivan Salati Renato Di Prinzio Antonieta R. Di Prinzio.

Cada tipo de radiação precisa da blindagem correta radiologia.

Cada blindagem correta radiologia garante a integridade física dos indivíduos.

Buscando por blindagem correta radiologia, descubra a empresa líder do mercado. Entre em contato com nossos colaboradores online e encontre a empresa que é líder de mercado.

blindagem correta radiologia

Quem está a procura de uma equipe especializada para blindagem correta radiologia ágil, encontra o site da Vilson Proteção Radiológica. A nossa empresa trabalha com argamassa baritada e lençol de chumbo, garantindo o que há de melhor na atualidade para seus clientes.

O que vale reforçar é que, ainda falando sobre blindagem correta radiologia, sempre deve-se buscar uma empresa que tenha produtos e serviços com certificação USP/IEE/INMETRO e alta segurança, pontos importantes que ficam de fora no planejamento de empresas que visam apenas vender, deixando a desejar nos outros fatores.

Então não deixe essa oportunidade passar, confira as condições especiais que temos para blindagem correta radiologia. Além disso, quando falamos da nossa equipe, temos diferenciais como 30 anos de experiência no mercado e esperam seu contato para melhor atender-lhe.

Vilson Proteção Radiológica, a empresa que tem tudo sobre blindagem correta radiologia

Conheça porque a Vilson Proteção Radiológicaé a solução se precisar resolver qualquer questão relacionada a proteção radiológica:

  • 30 anos de experiência no mercado
  • qualidade do começo do processo ao pós venda
  • alta capacidade técnica
  • contato por telefone, e-mail e WhatsApp
  • atendimento de segunda a sexta das 8h às 17h30

Algumas informações relevantes sobre a Vilson Proteção Radiológica

Só aqui na Vilson Proteção Radiológica você pode ter tudo que precisa quando o assunto for blindagem correta radiologia. Aqui os clientes encontram ítens como porta radiológica e visor radiológico.

Pelo fato de sermos especialistas no mercado de produtos de proteção radiológica e segura e também por ter contato por telefone, e-mail e WhatsApp e atendimento de segunda a sexta das 8h às 17h30, a Vilson Proteção Radiológica é a empresa que vai te dar soluções sem dores de cabeça! Entre em contato com a nossa equipe que tem alta capacidade técnica pelo nosso telefone.


Sobre o autor

Kelly Leite é Gerente de qualidade na Vilson Proteção Radiológica há mais de 8 anos e escreve conteúdos para auxiliar os visitantes do blog em suas dúvidas e questionamentos sobre blindagens, visores, paredes de proteção, portas de proteção e equipamentos de proteção no geral.

Redes Sociais:


  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende